DICAS DE SEGURANÇA
DA FEIRINHA


FEIRINHA DIGITAL, Portal brasileiro exclusivo para Radioamadores, Operadores da Faixa do Cidadão e Radioescutas, informa que não se responsabiliza por anuncio de NENHUM equipamento, não intermedia negócios, não é comissionada pelos negócios que eventualmente são realizados.
Ocorrendo qualquer desavença ou problema decorrente de negociação efetuada através de anúncios postados por usuários na página, prontamente forneceremos o IP do anunciante, bem como seu nome completo, CPF, Indicativo da estação e demais dados fornecidos no cadastramento à Autoridades Policiais e Judiciárias que os requisitarem formalmente.

- nunca faça negócios com alguém que apenas conheceu via e-mail ou via telefone celular. Peça sempre uma identificação e um telefone fixo para contato.  

- confira cédula de identidade e CPF, nenhum cidadão de bem ficará ofendido com isso.

- se o comprador afirmar ser PX ou Radioamador, confirme no site da Anatel o seu indicativo:

 http://sistemas.anatel.gov.br/easp/Novo/ConsultaIndicativo/Tela.asp?SISQSmodulo=11265

- peça para algum comerciante amigo consultar o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o SERASA. Este é um procedimento comum em qualquer estabelecimento comercial, e pessoas de bem não ficarão ofendidas.

- confirmada a identidade, verifique atentamente a data de abertura da conta bancária (está anotado no cheque), e jamais aceite cheques de contas com data de abertura muito recentes. 

- sempre peça referências de outros Radioamadores que o conheçam. É impossível alguém ser Radioamador ou operador da faixa do cidadão e não ter nenhum colega conhecido! Se ele tiver dificuldades em apontar alguém, procure pelos colegas da cidade ou da região onde ele mora, pois se for "pilantra", também será bem conhecido sob este aspecto.

- com o nome completo do interessado na compra, faça uma pesquisa no Google, colocando o nome completo entre aspas ("Fulano de Tal"), pois de repente podem existir referências negativas na internet. Será muito desalentador descobrir isso só depois do calote...

- desconfie não só de preços baixos, mas principalmente de quem está disposto a pagar preço "salgado" sem pechinchar. A principal "arma" dos estelionatários é a "ganância" ou a "ambição" do vendedor...

- ao comprar um equipamento, verifique se o mesmo já foi "fuçado" (basta verificar se os parafusos estão "desbocados" e retirando cuidadosamente as tampas do equipamento, se existem vestígios de solda ou de substituição de componentes). Da mesma forma, teste-o numa carga fictícia ou numa antena adequada. Isso evitará aborrecimentos posteriores.

- exija sempre um recibo, contando o nome completo do vendedor / comprador, RG, CPF, endereço e telefones, bem como o modelo exato do aparelho e também o número de série. Isso evitará aborrecimentos em relação à responsabilidade de procedência.